Uma única vacina é capaz de proteger mãe e bebê contra três doenças graves. Esta é a dTpa, ou tríplice bacteriana acelular do tipo adulto, que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche.
A vacina tríplice bacteriana acelular do adulto (dTpa) é indicada para ser tomada na gravidez porque estimula o organismo da mulher a produzir anticorpos, que depois passam para o bebê através da placenta. A vacina é fornecida pelo sistema único de saúde, é gratuita, e precisa ser repetida a cada gravidez.
Toda gestante deve tomá-la a partir da vigésima semana, preferencialmente entre a 27ª e a 32ª semanas, e isso deve se repetir em todas as gestações que a mulher tiver.
Para receber a dTpa, a grávida não precisa de prescrição médica. A partir da 20ª semana, quanto mais precoce a gestante tomar a vacina, mais ela tem chance de criar uma maior quantidade de anticorpos.Não existe risco algum em tomar a vacina na gestação, ela é feita de toxina inativa e não da própria bactéria causadora da doença. Por isso existe o “a” na sigla dTpa, de acelular.