Conheça nossa lista de

Vacinas

Uma grande quantidade de doenças e infecções podem ser evitadas caso o paciente já esteja vacinado contra elas. Tenha a sua caderneta de vacinação sempre atualizada e previna-se.

O Labmaster Medical Center possui uma lista de vacinas disponíveis em nossa unidade, confira abaixo e agende sua vacinação conosco!

A vacina dTpa + pólio é indicada para crianças a partir de 4 anos de idade e para doses de reforços em adolescentes e adultos.

Adolescentes, adultos e gestantes: a dTpa+Polio pode substituir a vacina dTpa, uma vez que ambas conferem proteção contra difteria, tétano, coqueluche e além disso, a primeira também protege contra a poliomielite.

Viajantes: em caso de viagens a locais de risco para a poliomielite, pode ser aplicada mesmo em pessoas que estejam em dia com a dTpa. Pode ser aplicada em adolescentes, adultos e gestantes.

Uma única vacina é capaz de proteger mãe e bebê contra três doenças graves. Esta é a dTpa, ou tríplice bacteriana acelular do tipo adulto, que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche.

A vacina tríplice bacteriana acelular do adulto (dTpa) é indicada para ser tomada na gravidez porque estimula o organismo da mulher a produzir anticorpos, que depois passam para o bebê através da placenta. A vacina é fornecida pelo sistema único de saúde, é gratuita, e precisa ser repetida a cada gravidez.

Toda gestante deve tomá-la a partir da vigésima semana, preferencialmente entre a 27ª e a 32ª semanas, e isso deve se repetir em todas as gestações que a mulher tiver.

Para receber a dTpa, a grávida não precisa de prescrição médica. A partir da 20ª semana, quanto mais precoce a gestante tomar a vacina, mais ela tem chance de criar uma maior quantidade de anticorpos.Não existe risco algum em tomar a vacina na gestação, ela é feita de toxina inativa e não da própria bactéria causadora da doença. Por isso existe o “a” na sigla dTpa, de acelular.

A hepatite A é uma infecção que atinge o fígado, causada pelo vírus da hepatite A (HAV). Normalmente é uma doença que evolui de forma benigna, porém, a partir da adolescência, a doença pode ser sintomática e, em alguns casos, letal.

A vacina de hepatite A adulta é indicada para adolescentes, adultos e idosos.

A hepatite A é uma infecção que atinge o fígado, causada pelo vírus da hepatite A (HAV). Normalmente é uma doença que evolui de forma benigna, porém, a partir da adolescência, a doença pode ser sintomática e, em alguns casos, letal.

A vacina de hepatite A infantil é indicada a partir dos 12 meses de idade.

A Vacina Hepatite B Adulto é recomendada para pessoas de todas as faixas etárias, especialmente indicada para gestantes não vacinadas. Crianças mais velhas, adolescentes e adultos, não vacinados anteriormente, recomenda-se três doses com intervalo de um mês entre primeira e a segunda e de cinco meses da segunda para a terceira dose. Pessoas com comprometimento do sistema imunológico necessitam de dose dobrada em quatro aplicações, para melhorar a resposta ao estímulo produzido pela vacina.

A hepatite B é um tipo de hepatite viral que compromete o fígado. Um recém-nascido pode se infectar devido a contato com sangue e secreções maternas durante o parto se esta mãe for portadora do vírus da hepatite B.

A aplicação da primeira dose de vacina hepatite B infantil é recomendada nas primeiras 12-24 horas após o nascimento, uma vez que 90% dos bebês que são contaminados ao nascer evoluem para a forma crônica da hepatite B.

No serviço privado são administradas 3 doses de vacina hepatite B em crianças pequenas: uma ao nascimento e duas outras aos 2 e 6 meses de idade, na vacina Hexavalente.

Crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados no primeiro ano de vida: três doses, com intervalo de um ou dois meses entre primeira e a segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira.

O Herpes Zoster, popularmente conhecido como Cobreiro, é causado pelo Vírus varicela-zoster (VVZ), que é o mesmo da catapora. O vírus permanece em latência no organismo humano durante toda a vida.

A reativação do vírus pode ocorrer em adultos ou em pessoas que possam ter algum tipo de comprometimento imunológico. É uma doença grave e que pode causar muita dor.

A vacina Herpes Zóster é recomendada apenas para pessoas com mais de 50 anos, e deve ser administrada como rotina para maiores 60 anos de idade, independente do histórico anterior de Herpes zoster, ou de terem tomado ou não vacina contra varicela.

HEXAXIM® é indicada para vacinação primária e de reforço em lactentes e crianças de 6 semanas a 24 meses de idade contra difteria, tétano, pertussis (coqueluche), hepatite B, poliomielite e infecções invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b (tais como meningite, septicemia, celulite, artrite, epiglotite, pneumopatia, osteomielite).

Vacina Meningocócica conjugada quadrivalente — ACWY

Previne: Meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Indicação:

  • Para crianças a partir de 2 meses e adolescentes.
  • Para adultos e idosos com condições que aumentem o risco para a doença meningocócica ou de acordo com a situação epidemiológica.
  • Para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.

Vacina Meningocócica B

A imunização é muito importante e previne contra meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo do tipo B.

A meningite meningocócica é uma doença imunoprevenível causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). Anualmente, entre 1.500 e 3.000 brasileiros não vacinados são acometidos pela doença, que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, principalmente crianças até 5 anos de idade.

A vacina contra meningite é a melhor e mais segura forma de prevenção contra a doença.

Recomenda-se o uso da Vacina Meningocócica B para crianças, adolescentes e adultos até 50 anos, dependendo do risco epidemiológico, e para viajantes com destinos às regiões de risco da doença.

A vacina pneumocócica 23 previne doenças causadas por 23 tipos diferentes de pneumococos, que são causadores de pneumonia, meningite e infecção generalizada (sepse).

As infecções podem acometer pessoas de qualquer faixa etária que tenham alguma doença que cause depressão da imunidade, mas também crianças com menos de 5 anos de idade, idosos e portadores de doenças crônicas, e a imunização adequada é uma forma segura e eficaz para diminuir as chances de ter a doença (pneumonia).

O rotavírus é um vírus da família Reoviridae que causa diarreia grave, frequentemente acompanhada de febre e vômitos. É, hoje, considerado um dos mais importantes agentes causadores de gastroenterites e óbitos em crianças menores de 5 anos, em todo o mundo.

A vacina confere proteção contra o rotavírus, que causa diarreia grave, com febre, diarreia e vômitos. É indicada para bebês de 6 semanas a 7 meses e 29 dias.

A vacina tríplice viral é um excelente imunizante para proteger crianças, adolescentes e adultos de três doenças: sarampo, caxumba e rubéola.

A SBIm recomenda a vacina para todos os indivíduos com mais de 1 ano de idade. Em períodos em que o vírus do sarampo está circulando, recomenda-se também uma dose aos 6 meses de idade.