Conheça nossa lista de

Exames

Para um atendimento de excelência, realizamos exames que entregam diagnósticos precisos e trazem aos nossos clientes, a transparência necessária de um laboratório com alto padrão em tecnologia.

O Labmaster Medical Center oferece também a opção da Coleta Domiciliar, onde nossa equipe vai até a sua residência para a coleta da amostra, uma solução prática e fácil para você.

O Exame de Anatomia Patológica é realizado em várias situações de doença, principalmente, nas quais é necessário que o médico cirurgião retire um órgão ou parte dele.

Dessa forma, esse órgão ou parte, deve então passar pela análise patológica para confirmar a doença ou identificar outra doença, como o câncer, por exemplo.

O Exame de Biopsia ocorre quando um pequeno pedaço do corpo humano, vivo, é extraído cuidadosamente por um cirurgião, endoscopista ou outro médico intervencionista. Isso é feito para se chegar o mais próximo possível de um diagnóstico correto.

Exames bioquímicos determinam a presença e a quantidade de substâncias orgânicas e inorgânicas no soro (parte líquida do sangue).

Eles são medidas objetivas do estado nutricional e são usados para detectar deficiências subclínicas e para confirmação diagnóstica. Têm a vantagem de possibilitar seguimento de intervenções nutricionais ao longo do tempo.

O exame de citologia é a análise de líquidos e secreções do corpo, através do estudo das células que compõem a amostra no microscópio, podendo detectar a presença de sinais de inflamação, infecção, sangramentos ou de câncer.

Este exame costuma ser indicado para analisar o conteúdo de cistos, nódulos, líquidos incomuns que se acumulam em cavidades do corpo ou de secreções anormais como escarros.

Esse teste molecular, também chamado de RT-PCR, identifica a presença da infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2 (Covid-19).

O teste de DNA é feito com o objetivo de analisar o material genético da pessoa, identificando possíveis alterações no DNA e verificando a probabilidade do desenvolvimento de doenças como câncer, diabetes, Alzheimer, entre outras. Além disso, o teste de DNA é utilizado para comprovação de  paternidade, podendo ser feito com qualquer material biológico, como saliva, fios de cabelo ou saliva.

O exame de DNA pode identificar possíveis alterações no DNA da pessoa, podendo indicar a probabilidade do desenvolvimento de doenças e a chance de ser transmitida para as futuras gerações, além de ser útil para saber suas origens e seus ancestrais.

O exame hematológico é feito através de uma analise de sangue completo, avaliando a saúde do corpo humano de maneira geral. Por meio do hemograma, é possível detectar a presença de desordens como anemia, infecções e leucemia.

A hematologia é uma área que estuda e identifica doenças que acometem o sangue, por meio da análise dos glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. A hematologia também estuda os órgãos onde esses elementos são produzidos, como a medula e o baço. Por isso, ao fazer um exame hematológico você estará assegurando a saúde dessas áreas.

Exames hormonais identificam desequilíbrios e flutuações, permitindo que você entenda melhor como seu corpo está funcionando e ajudando a desvendar a complicada realidade interna que apenas os sintomas não podem revelar de maneira confiável.

O exame hormonal é preventivo. Logo, torna-se parte importante no diagnóstico de distúrbios no organismo e doenças em estágios iniciais.

Variando conforme a faixa etária e com especificações diferentes para homens e mulheres, os exames devem ser parte do check-up de rotina.

Consiste na análise do soro sanguíneo e dos anticorpos, para diagnóstico de doenças infecciosas, a partir da resposta de antígenos que são respostas aos microrganismos.

Cada anticorpo produzido no organismo é único e a estrutura específica é o antígeno. Assim, os anticorpos se ligam aos antígenos, criando complexos imunes. É possível identificar a presença de várias doenças infecciosas, visto que o teste analisa a presença das imunoglobulinas presentes no sangue.

No exame de marcador tumoral, o médico retira uma amostra de tecido do próprio tumor ou de fluidos corporais e os envia ao laboratório, que utiliza técnicas de imunohistoquímica para analisar os níveis de marcadores tumorais. Eles podem ser produzidos pelo próprio tumor ou por células não tumorais em resposta à presença de um câncer.

Os micro-organismos que causam doenças infecciosas são definidos como patógenos, pois se multiplicam e causam lesão tecidual. O desenvolvimento de doenças é influenciado pela saúde geral do paciente, mecanismos de defesa e contato prévio com o agente agressor.

Neste exame são analisados seres como fungos vírus, protozoários e bactérias nas amostras, para assim identificar qualquer problema.

O exame parasitológico é realizado para entender se há a presença de parasitas no intestino do paciente. Esses parasitas podem causar uma série de condições médicas e sintomas que afetam a saúde geral.

Com o exame parasitológico, o paciente pode ser diagnosticado ou não com os vermes e também pode ter o tipo de verme determinado pela análise, uma vez que existem diferentes tipos e que a abordagem de tratamento varia de acordo com o verme.

O Teste do Pezinho deve ser feito, preferencialmente, entre as 48 horas após o nascimento do bebê até a primeira semana de vida.

Ele identifica transtornos que incluem: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias e fibrose cística. A identificação precoce auxilia o impedimento do desenvolvimento dessas doenças

Por sua importância, o teste do pezinho é obrigatório em todo o ambiente nacional. Não fazer o teste pode impedir, inclusive, o registro da certidão de nascimento da criança.

O exame toxicológico é um exame laboratorial que tem como objetivo verificar se a pessoa consumiu ou esteve exposta a algum tipo de substância tóxica ou droga nos últimos 90 ou 180 dias, sendo esse exame obrigatório desde 2016 para emissão ou renovação da carteira de motorista das categorias C, D e E, devendo ser realizado em laboratórios autorizados pelo DETRAN.

Apesar de ser muito utilizado no processo de emissão e renovação da habilitação, o exame toxicológico também pode ser realizado no hospital quando houver suspeita de envenenamento por substâncias tóxicas ou ansiolíticos, por exemplo, informando em algumas situações o grau de exposição a essa substância, além de ser utilizado em casos de overdose para identificar a substância responsável pela situação.

Um exame de urina é um teste simples que analisa uma pequena amostra de sua urina. Pode ajudar a encontrar problemas que precisam de tratamento, incluindo infecções ou problemas renais. Também pode detectar doenças graves nos estágios iniciais, como doença renal, diabetes ou doença hepática.

O exame de urina é importante para avaliação da função renal e infecções do trato urinário, podendo auxiliar no diagnóstico e avaliação da eficácia de um determinado tratamento.